A importância de o parceiro acompanhar a mulher na consulta com o especialista em infertilidade

Compartilhe este post

“Eu não consigo engravidar, Doutor!”

A afirmação, acompanhada por sentimentos de tristeza e ansiedade, chega – ou chegava, até alguns anos – ao consultório médico, normalmente, na voz feminina. Historicamente, a responsabilidade de não engravidar era atribuída à mulher: “ela não pode ter filhos”, ouvíamos.

Talvez essa atribuição de “responsabilidade” pela infertilidade à mulher tenha origens na cultura machista, que imperou durante séculos. Mas o cenário está mudando.

Primeiramente, é preciso entender a diferença entre infertilidade e esterilidade. Diz-se que um homem ou uma mulher têm problemas de fertilidade quando possuem chances menores de serem pais, se comparados aos casais ditos “normais”.

Já esterilidade é incapacidade de um homem ou de uma mulher gerar filhos, ou seja, os indivíduos não produzem espermatozoides e óvulos de forma necessária e adequada para que haja a fecundação.

A infertilidade hoje é vista como uma questão de ambos, homem e mulher. Ou seja, quando o casal tem vida sexual ativa, sem uso de métodos contraceptivos, com relações frequentes, mas consegue conceber um filho, a dificuldade pode estar relacionada tanto ao homem, quanto à mulher.

Diagnóstico, o primeiro passo

Após um ano de tentativas sem sucesso, a primeira coisa a ser feita pelo casal, normalmente por recomendação de um ginecologista, é procurar uma clínica especialista em fertilidade. Juntos! Sim, juntos, pois a infertilidade é conjugal.

Nesse momento, é importante lembrar que os estudos em reprodução humana deram largos passos nas últimas décadas e há caminhos seguros para se chegar a um diagnóstico e buscar o tratamento adequado ao casal.

Para traçar o diagnóstico de infertilidade, o médico especialista fará uma investigação com o casal, pois estudos apontam que cerca de 30% dos casos estão relacionados ao sistema reprodutor feminino ou ao masculino, e também em 30% dos casos há dificuldades com ambos.

Nas mulheres, é importante a investigação do período de ovulação e da dosagem hormonal; além disso, são realizados exames de imagem (ultrassons) para análise do aparelho reprodutor feminino: tamanho, formato e principalmente se há ou não endometriose, patologia que interfere na infertilidade feminina.

Já nos homens, o médico pedirá uma análise do sêmen, para avaliar a produção, a morfologia, a quantidade e a mobilidade dos espermatozoides, além da dosagem hormonal. Também são feitos exames para saber se há doenças inflamatórias ou infecciosas.

Amor e cumplicidade

Antes de qualquer coisa, as palavras que não podem faltar quando o assunto é infertilidade são amor e cumplicidade, para enfrentar todo o processo que se inicia com um diagnóstico e que pretende se encerrar com um bebê nos braços.

É importante lembrar que o processo de investigação das causas da infertilidade busca conhecer os aspectos de saúde e hábitos ligados ao homem, individualmente; à mulher, individualmente, e ao casal. Conhecer o casal e as questões emocionais, comportamentais, os hábitos, se há ou não prática de atividades físicas, se há histórico de doenças anteriores e ou na família são fundamentais para um diagnóstico preciso e para a escolha do tratamento.

Certamente, em todo o processo, um dos aspectos mais importantes é que o casal esteja unido e fortalecido, para enfrentar junto todo o processo, delicado por natureza, e superar as dificuldades, as dores, frustrações. A cumplicidade e a parceria são fundamentais para viver o processo em busca do milagre de gerar um filho.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

23 de jun de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados