Tempo de Leitura: 2 minutos

Este artigo foi originalmente publicado no blog Criobanco e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original.

Uma gravidez dura 9 meses, o que equivale a 40 semanas, mas o mais comum é que as pessoas perguntem sobre o tempo de gestação de uma mulher se referindo a meses e não a semanas. No entanto, segundo os médicos, o correto é contar o período gestacional em semanas. Então, como fazer para informar corretamente sobre a idade de seu bebê no útero?

Médicos contam o tempo de uma gravidez a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher, mas normalmente a fecundação ocorre na segunda ou terceira semana do ciclo menstrual. Parece estranho, mas foi esse o padrão de contagem que os médicos estabeleceram para saber ao certo o dia do nascimento do bebê.

Pelo menos esse é o ponto de partida para a contagem da gestação. O tempo só é confirmado a partir da realização do primeiro ultrassom, que permitirá ao médico medir o feto e o saco gestacional. A data do nascimento é marcada quando são completadas 40 semanas, embora o bebê já esteja pronto para nascer a partir da 37ª semana.

A gravidez também pode ser dividida em trimestres. O primeiro trimestre vai do primeiro dia da última menstruação até o final da 12ª semana. O segundo trimestre vai da 13ª semana até o final da 28ª semana. Já o terceiro trimestre vai da 29ª semana até o final da gravidez, que vai da 37ª a 40ª semana, quando os órgãos do bebê estão totalmente desenvolvidos.

Mas para converter semanas de gestação em meses, basta contar que a cada 4,4 semanas você terá um mês. Veja a tabela a seguir e entenda melhor o cálculo:

De semanas para meses

da 1ª a 4ª semana e meia = 1 mês de gravidez
da 4ª semana e meia à 9ª semana = 2 meses de gravidez
da 9ª semana à 13ª semana e 2 dias = 3 meses de gravidez
da 13ª semana e dois dias à 17ª semana e 5 dias = 4 meses de gravidez
da 17ª semana e 5 dias à 22ª semana e 1 dia = 5 meses de gravidez
da 22ª semana e 1 dia à 26ª semana e 4 dias = 6 meses de gravidez
da 26ª semana e 4 dias à 31ª semana = 7 meses de gravidez
da 31ª semana à 35ª semana e meia = 8 meses de gravidez
da 35ª semana e meia à 40ª semana = 9 meses de gravidez

Explicando a tabela

1 mês = 4 semanas e meia
2 meses = 9 semanas
3 meses = 13 semanas e 2 dias
4 meses = 17 semanas e 5 dias
5 meses = 22 semanas e 1 dia
6 meses = 26 semanas e 4 dias
7 meses = 31 semanas
8 meses = 35 semanas e meia
9 meses = 40 semanas