Como a idade pode afetar a fertilidade masculina?

Compartilhe este post

Homens com 50, 60 ou 70 anos podem ser pais? Há maiores riscos de seus filhos nascerem com problemas?

Nos tempos atuais, as pessoas se casam mais tarde e esperam mais tempo para ter filhos. A realização profissional e a estabilidade financeira são condições, para grande parte dos casais, para a decisão de ter filhos.

É preciso entender como a idade dos pais pode afetar uma gestação. Na mulher, os óvulos nascem e envelhecem com ela. A mulher não produz novos óvulos durante a sua vida.

Diferentemente do homem, em que a produção de espermatozoides é contínua. Apesar disso, de se ter espermatozoides “novos” diariamente, os riscos de ter um filho com problemas são maiores quando o pai tem 50 anos ou mais.

Conheça os riscos:

· Aborto espontâneo: risco duas vezes maior;

· Nascimento pré-maturo: risco duas vezes maior;

· Morte pré-matura: risco 1,9 vezes maior;

· Defeitos de nascimento: risco 25% maior;

· Anormalidades cromossômicas: risco duas vezes maior;

· Doença devido a mutações genéticas: riscos de 8 a 10 vezes maior risco;

· Desenvolvimento, na fase adulta de doenças, como a esquizofrenia, bipolaridade, epilepsia: risco até cinco vezes maior.

 A relação entre a idade do pai, autismo e esquizofrenia

A probabilidade de os filhos desenvolverem, na idade adulta, algumas doenças, é maior quando os pais são mais velhos. Estudos com grandes populações, realizados em 2001, em seis paí­ses diferentes, confirmaram que o risco de esquizofrenia nos filhos, na idade adulta, estão relacionado á  idade avançada do pai.

Ao se comparar os filhos de um pai de 24 anos e os de um pai de 55 anos, notou-se que os filhos de pais mais velhos têm risco quatro vezes maior de desenvolver esquizofrenia. Da mesma forma, o risco de autismo ဓ doença infantil que aumentou dez vezes nos últimos 30 anos -€“ cinco a seis vezes maior nos filhos de pais com mais de 40 anos.

 Análise diferente, resultados iguais

A conclusão é a mesma para uma análise feita de forma diferente. Estudo publicado pela revista internacional de ciências Nature usou, como fonte de pesquisa, a genética molecular em vez de populações. A conclusão foi semelhante: a idade do pai está ligada ao risco de esquizofrenia e de autismo nos filhos.

Este estudo analisou mutações aleatórias encontradas no DNA de 78 famílias, na Islândia, e observou famílias em que os pais não tinham quaisquer sinais de problemas mentais, mas tiveram filhos com autismo ou esquizofrenia. Veja os resultados da pesquisa:

Duas novas mutações observadas nos filhos para cada ano da idade de um pai. Foram encontradas 65 mutações em filhos de homens de 40 anos de idade;

Em mulheres, o número médio de mutações foi 15 e não aumentou com a idade.

A partir destes estudos, pesquisadores afirmam que entre 20% e 30% dos novos casos de autismo e esquizofrenia podem estar relacionados à idade dos pais.

Apesar de os homens produzirem espermatozoides diariamente, essa enorme divisão celular pode trazer problemas, da mesma forma que o motor de um carro velho pode ter vazamentos de óleo. O resultado é um aumento de novas mutações no espermatozoide.

O desejo de formar uma famílias – ou uma segunda famílias -€“ deve estar acompanhado de cuidados. Consultar um médico e realizar exames especí­ficos para evitar problemas na saúde dos filhos com certeza é a melhor decisão.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

04 de ago de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados