Aspectos emocionais da Endometriose

Compartilhe este post

Tão importantes quanto os aspectos físicos de qualquer doença são os aspectos emocionais, intensificados quando se trata de uma condição delicada, que afeta outros âmbitos da vida do paciente.

A endometriose é um desses casos. Não se trata de uma doença que apresenta níveis de malignidade e que pode ameaçar a vida da paciente – é uma condição na qual a mucosa do útero cresce fora da cavidade uterina. Porém, além de causar dor, mesmo sem menstruação e durante as relações sexuais, ela pode levar à infertilidade, uma grande preocupação para muitas mulheres.

Muitas pacientes nunca ouviram falar da endometriose até receberem o diagnóstico – e chegar a ele pode levar anos, causando desgaste físico e emocional.

É comum que, ao receber o diagnóstico sobre a endometriose, as pacientes busquem informações para esclarecer dúvidas. É a partir daí que os aspectos emocionais se manifestam com maior ênfase:

  • Sentimento de frustração;
  • Angústia;
  • Raiva;
  • Medo;
  • Sentimento de incapacidade;
  • Solidão.

A ansiedade e a falta de conhecimento diante do diagnóstico podem despertar sentimentos diversos que despontam juntos ou não, e muitas vezes, de forma desordenada. A falta de controle sobre eles pode levar a paciente a se desesperar sem motivo, demorar mais a encontrar soluções e estressar seu organismo.

Mesmo com o apoio do parceiro e de familiares, o sentimento de solidão é muito reportado pelas pacientes, que se sentem isoladas em uma questão que parece não ter solução.

Entendendo um pouco mais sobre como a endometriose pode afetar a fertilidade

Quando o endométrio se desenvolve fora do útero, pode comprometer outras estruturas como tubas, útero e a região pélvica, e como consequência causar dores, sangramentos, incômodos, e até o comprometimento da fertilidade.

É preciso analisar cada caso específico, para precisar o quanto e como a doença pode diminuir a fertilidade da mulher. Em algumas ocasiões será preciso realizar uma cirurgia, normalmente por videolaparoscopia, para solucionar o problema.

Quando o óvulo estiver impossibilitado de transitar pelas tubas e for bloqueado em seu caminho para o útero, a fertilização in vitro (FIV) é geralmente o melhor tratamento para a condição.

Muitas pacientes passam por algumas perdas gestacionais, sem nem saber que têm endometriose. Tratamentos e medicamentos acabam não cumprindo seu papel, e muitas vezes não se entende o motivo.

É claro que buscar informação correta, tratamento e conselhos de profissionais especializados são ótimas ferramentas para combater a doença. Porém, mais do que isso, é preciso também identificar no dia a dia os aspectos emocionais que estão interferindo na condição, e procurar combatê-los.

A saúde emocional é tão importante quanto a física. A mulher pode buscar uma forma de mudar sua própria relação com esses sentimentos.

Não há estudos científicos que comprovem que a raiva ou a tristeza pode levar uma pessoa a desenvolver determinada doença, mas é fato que a mente também interfere no funcionamento do organismo, e ambos têm que andar em harmonia.

Buscar melhor qualidade de vida é, muitas vezes, uma boa saída para os problemas que, com a doença, parecem muito maiores.

A mulher que busca combater a condição e engravidar com saúde deve se alimentar corretamente, dormir bem, praticar exercícios e buscar uma rotina tranquila e equilibrada.

É importante reconhecer limites para não se culpar pelo insucesso nas tentativas de engravidar – ansiedade, auto-exigência e intolerância não serão bons aliados.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados