Acupuntura pode aumentar as chances de sucesso da FIV?

Compartilhe este post

A acupuntura não prejudica o organismo, ao contrário. Aos incrédulos, pode-se afirmar que, pelo menos, ela causa bem-estar nos pacientes, e pode trazer benefícios inclusive psicológicos – a pessoa se sente bem com o tratamento, mais confiante e relaxada.

Ramo da medicina tradicional chinesa, a acupuntura consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas muito finas em pontos do corpo chamados de meridianos.

Eles são considerados canais de energia e, com o tratamento, é possível regularizar e tratar diferentes doenças ou desequilíbrios do organismo – inclusive, questões relacionadas ao sistema reprodutor feminino.

Há relatos, inclusive, de partos realizados na China sem qualquer tipo de dor, mesmo sem o uso de relaxantes ou anestesia. A mãe consegue se manter relaxada e tranquila com o uso das agulhas nos pontos corretos.

A verdade é que, nas últimas décadas, os países ocidentais têm despertado para a prática, e buscado mais informações e contato com a acupuntura. Hoje, ela é infinitamente mais popular na América, por exemplo, do que há vinte ou trinta anos.

Consequentemente, ela tem invadido também o campo da fertilidade, já que potencialmente pode contribuir para aumentá-la, e sua incorporação às práticas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), tornou-se mais comum, principalmente nos últimos dez anos.

A questão é entender se, de fato, a prática pode contribuir para os resultados de uma FIV.

Os profissionais que a defendem, afirmam que a acupuntura:

  • Melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos: ovários e útero;
  • Melhora o desenvolvimento dos folículos;
  • Interfere na qualidade dos óvulos e, consequentemente, da implantação em si.

Isso seria o suficiente para obter uma FIV de sucesso? Quais as garantias?

Sem efeitos negativos

De fato, imagens de ultrassonografia já comprovaram que ela consegue melhorar o fluxo sanguíneo do útero. Não há, no entanto, provas de que o mesmo resultado seja obtido no fluxo sanguíneo do ovário.

Já houve especialistas americanos que defenderam que, realizada na época da transferência de embriões, a acupuntura melhora esse potencial de implantação, aumentando o sucesso da FIV.

Porém, cabe frisar que nada foi provado quanto a incentivar o crescimento do folículo ovariano, a qualidade dos óvulos ou mesmo o espessamento do endométrio.

As revisões sistemáticas acerca do assunto mostram que não há evidência clara sobre o efeito positivo em relação às técnicas de reprodução assistida.

A prática pode ser benéfica, e muitos médicos recomendam sua aplicação no mesmo dia em que os embriões são transferidos ao útero.

A acupuntura pode ser interessante para pacientes com dores, com altos níveis de estresse e, provavelmente, para aquelas com falhas de outros tratamentos. É, sem dúvida, uma opção terapêutica adjuvante que pode apenas somar, e não prejudicar.

Porém, é aconselhável não criar grandes expectativas sobre a importância e o peso que a acupuntura tem no processo final da FIV, já que comprovações ainda precisam ser feitas.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

08 de jan de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados