Acupuntura para infertilidade: tratamentos podem ser aliados?

Compartilhe este post

Os benefícios da acupuntura para infertilidade já foram estudos em vários trabalhos científicos. Seja para tratar disfunções nos ovários, para combater a ansiedade ou para tratar a infertilidade masculina, a acupuntura pode ser aliada nesse momento delicado. Isso não significa que você deve abandonar o tratamento convencional e depender exclusivamente da acupuntura, mas ela pode atuar como um tratamento complementar da infertilidade.

Confira as vantagens dessa terapia que foi criada há 4 mil anos:

Quais são os benefícios da acupuntura para infertilidade?

Há muitos benefícios que podem ser alcançados ao se combinar a acupuntura com o tratamento para fertilização in vitro. A acupuntura:

  • Aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, especialmente útero e ovários;
  • Ajuda a regular os níveis hormonais;
  • Auxilia no combate à ansiedade e ao estresse;
  • Reduz os efeitos colaterais dos medicamentos hormonais;
  • Relaxa o útero e, dessa forma, pode ajuda a aumentar a taxa de implantação.

A medicina chinesa não faz uma separação entre corpo e mente. Principalmente para os casais que sofrem emocionalmente com a fertilização in vitro, com problemas como ansiedade, depressão e insônia, a acupuntura pode trazer alívio e conforto.

Quando fazer acupuntura?

Entre 6 e 3 meses antes de começar o tratamento de fertilização, já é indicada a acupuntura. Se você não começou antes, não tem problema: pode fazer a acupuntura depois de começar a fertilização in vitro, podendo ser durante a estimulação ovariana, antes e depois da transferência de embrião.

Como será a sessão de acupuntura?

Antes de tudo, o acupunturista fará perguntas sobre o histórico médico e sintomas da pessoa que passa pelo tratamento para infertilidade. Todos os detalhes são relevantes para que o profissional avalie o caso.

O acupunturista também poderá pedir para ver os exames que foram realizados e fazer perguntas a respeito de hábitos, alimentação, estilo de vida, qualidade do sono, rotina, atividades físicas, estresse e equilíbrio emocional.

Assim como há várias causas para a infertilidade, que variam de pessoa para pessoa, o plano de tratamento deve ser elaborado para atender as necessidades individuais de cada paciente. Durante o tratamento, finas agulhas serão colocadas em diferentes áreas do corpo. A quantidade de agulhas e a localização delas varia conforme a avaliação inicial do acupunturista. A maior parte dos pacientes se sente relaxado durante e após a sessão.

O profissional pode ir até o centro de reprodução humana para fazer a sessão logo antes e depois da transferência embrionária, quando for necessário.

É fundamental buscar um acupunturista especializado em Fertilidade.

Que estudos comprovam a eficácia da acupuntura?

Há décadas, são realizados estudos que buscam explicar o funcionamento da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma lista com 41 doenças que tinham ótimos resultados quando tratadas com acupuntura.

A OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials. Nele, ela reuniu vinte e cinco anos de pesquisas de instituições sérias e renomadas do mundo todo sobre a acupuntura.

O documento constata a eficiência da acupuntura, comparando esse método com relação ao tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições crônicas, analisando quando ela é mais indicada.

Como a acupuntura funciona?

As agulhas atuam no sistema nervoso e imunológico. O sistema nervoso libera endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, relaxamento e bem-estar. Também ocorre a liberação do neurotransmissor adenosina, que tem capacidade analgésica e anti-inflamatória. Já o sistema imunológico se fortalece com o aumento dos glóbulos brancos.

Agora que você conhece os benefícios da acupuntura para infertilidade, curta nossa página no Facebook. Dessa forma, você acompanha nossas postagens sobre fertilização in vitro e fertilidade.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados