Doação de Óvulos: Entenda Tudo Sobre Esse Assunto

Você já ouviu falar em doação de óvulos? Saiba que essa é uma das maneiras de viabilizar uma gestação, em caso de problemas de fertilidade feminina. Leia o artigo e entenda!

Compartilhe este post

Quando uma mulher nasce, todos os seus óvulos nascem com ela. Sim: enquanto os espermatozóides, os gametas masculinos, são produzidos com regularidade ao longo de toda a vida após a puberdade, os óvulos estão disponíveis em quantidade limitada.

Ao redor da vigésima semana de gestação, ainda na barriga da mãe, inicia-se um processo de redução da quantidade de óvulos. Quando as mulheres começam a ovular e menstruar, estima-se que elas tenham 500-400 mil óvulos. 

Embora o ideal seja tentar engravidar enquanto ainda existe uma boa reserva ovariana disponível, a realidade é que os tempos mudaram e muitas mulheres estão optando por adiar a maternidade. 

Caso esse adiamento seja planejado com antecedência, sugerimos  o congelamento de óvulos, técnica de preservação da fertilidade. Mas se isso não foi feito, ou, mesmo em casos em que existem óvulos, mas de baixa qualidade, a recepção de óvulos doados pode ser uma opção para viabilizar uma gravidez. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Então siga a leitura deste artigo!

O que é doação de óvulos?

A doação de óvulos é um processo em que uma mulher saudável e fértil fornece seus óvulos para outra mulher que não pode produzir óvulos próprios ou possui dificuldades para conceber devido a problemas de baixa qualidade nos gametas. 

Obviamente, este tratamento segue aspectos éticos e legais da medicina. No Brasil, o primeiro ponto a ser enfatizado é que a doação de óvulos deve ser voluntária e sem fins lucrativos, ou seja, a mulher precisa permitir que seus óvulos sejam doados e não pode ser remunerada por isso. Além disso, a doação é anônima: a doadora e a receptora não podem se conhecer.

Outro detalhe importante é que pessoas que trabalham em clínicas de reprodução humana não podem doar óvulos.

Como funciona o processo de doação de óvulos?

O procedimento de doação de óvulos envolve várias etapas e requer o acompanhamento de profissionais de saúde especializados. De maneira geral, as etapas são as seguintes:

1. Consulta inicial

A doadora em potencial passa por uma consulta inicial com a clínica de reprodução humana para discutir o processo de doação de óvulos, os requisitos e as responsabilidades envolvidas. Nesta etapa, são feitas avaliações preliminares para determinar se a doadora é elegível para o procedimento.

2. Avaliação médica e testes

Se após a consulta inicial a doadora for considerada elegível, ela passará por uma avaliação médica abrangente, que pode incluir exames de sangue, ultrassonografias, testes genéticos e avaliação psicológica. O objetivo é garantir que ela esteja saudável e não tenha condições médicas ou genéticas que possam afetar a doação.

3. Preparação para a doação

Uma vez aprovada após os exames necessários, a doadora começa a receber hormônios para estimular a produção de óvulos em seus ovários. Este processo é conhecido como estimulação ovariana e dura cerca de 10 a 14 dias. 

Durante esse período, a doadora é monitorada de perto por meio de exames de ultrassonografia e exames de sangue que acompanham o desenvolvimento dos folículos ovarianos.

4. Coleta dos óvulos

Quando os folículos dos ovários atingem um tamanho adequado, a doadora passa por um procedimento chamado aspiração folicular. Este é um procedimento ambulatorial realizado sob sedação leve. Um médico utiliza um pequeno tubo inserido através da parede vaginal para aspirar os óvulos dos folículos ovarianos. O procedimento leva cerca de 20 a 30 minutos.

Após a coleta, a mulher é monitorada por alguns minutos para garantir que esteja se recuperando adequadamente da sedação. É possível que ela sinta algum desconforto ou inchaço abdominal nos primeiros dias.

Como funciona a recepção dos óvulos doados

A partir do momento em que os óvulos da doadora são coletados, eles podem tanto ser congelados para serem usados futuramente como podem ser imediatamente fecundados e transferidos para o corpo da receptora.

Independente se fecundados imediatamente ou apenas após congelamento e descongelamento, o procedimento realizado é o da fertilização in vitro (FIV). Os óvulos são fertilizados em laboratório, por esperma do parceiro da paciente ou, ainda, de um doador. 

Os embriões resultantes dessa fecundação são cultivados por alguns dias e, então, no momento correto, os de maior qualidade são selecionados e transferidos para o útero da receptora. 

Após a transferência dos embriões, a receptora é monitorada para detectar sinais de gravidez. Um teste de gravidez é realizado aproximadamente 10 dias depois, para confirmar se a implantação foi bem-sucedida e se a paciente está grávida. 

Agora que você entendeu como funciona o processo de ovodoação, é interessante refletir sobre a importância de disseminar essa informação para minimizar os tabus a respeito do assunto. 

Infelizmente, no Brasil, ainda há falta de doadoras, especialmente por conta da falta de conhecimento a respeito do assunto. Vale ressaltar que doar óvulos significa presentear um casal com a possibilidade de ter um filho — e, recebê-los, em caso de ausência de óvulos próprios ou de baixa qualidade, é uma forma legítima e segura de gerar ou aumentar a família.

Quer entender mais sobre o assunto? Então acesse a página sobre o tratamento com ovodoação no site da VidaBemVinda e não hesite em entrar em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas. Nossa equipe está à disposição!

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

16 de abr de 2024
Compartilhe este post

Artigos relacionados