Endometriose: Entenda Tudo Sobre Essa Condição

Apesar de afetar cerca de 15% das mulheres em idade fértil no mundo, a endometriose ainda é uma condição pouco discutida e diagnosticada. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas!

Compartilhe este post

De acordo com as estatísticas, a endometriose é uma condição que afeta cerca de 15% de todas as mulheres em idade fértil no mundo. Só no Brasil, segundo dados Ministério da Saúde, são 8 milhões de afetadas — mas essas são apenas estimativas, já que muitas mulheres sequer têm acesso ao diagnóstico preciso.

Isso acontece porque, apesar de sua prevalência, a doença ainda é muito desconhecida e mal compreendida. Para estimular a difusão de conhecimento sobre o assunto, o mês de março foi definido como o mês mundial da conscientização da endometriose, que pode causar impactos profundos na vida das mulheres, que vão desde dores fortes até a infertilidade.

Leia o artigo para entender mais sobre o assunto!

H2: O que é endometriose?

Para entender a endometriose, é importante primeiro compreender o que é o endométrio. Trata-se de um tecido que reveste o interior do útero e é renovado a cada ciclo menstrual. Sua função é tornar o órgão mais adequado para a implantação e o desenvolvimento do embrião, em caso de fertilização. 

 

Sendo assim, durante cada ciclo menstrual, o endométrio engrossa enquanto o corpo se prepara para uma gravidez. Quando a fecundação não ocorre, esse endométrio se desprende do útero e é eliminado junto com o sangue menstrual. 

A endometriose acontece quando esse tecido começa a crescer para fora do útero, ocupando locais como ovários, trompas e até mesmo outros órgãos.

Ao fim de cada ciclo menstrual, esse tecido que se encontra em outros locais do corpo também se rompe e sangra. Como está fora do útero, no entanto, não consegue ser efetivamente expelido do corpo, causando inflamações. 

Quais são os sintomas da endometriose?

Os sintomas da endometriose podem variar amplamente de uma pessoa para outra e nem todas as pessoas com a condição apresentarão quaisquer sinais, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.

Os principais são:

  • dor pélvica;
  • dor menstrual intensa;
  • dor durante ou após a relação sexual;
  • dor ao urinar ou defecar;
  • cansaço extremo;
  • problemas digestivos;
  • infertilidade.

Infertilidade por endometriose: entenda a relação

Muitas mulheres acabam descobrindo sua endometriose apenas ao encontrar dificuldade para engravidar. Embora a doença seja uma das principais causas de infertilidade em mulheres em idade reprodutiva no mundo todo, ainda há muito pouca informação amplamente divulgada sobre o assunto. 

Ainda que nem todas as mulheres com endometriose tenham dificuldade para engravidar, a condição está associada a uma redução significativa na taxa de fertilidade. Entenda:

Alterações anatômicas

A presença de tecido endometrial fora do útero pode levar à formação de aderências (tecido cicatricial) nas tubas uterinas , ovários e outros órgãos pélvicos. Essas aderências podem obstruir as tubas , dificultando a passagem do óvulo fertilizado para o útero.

Disfunção ovariana

A endometriose pode causar alterações nos ovários, como cistos endometrióticos (endometriomas), que podem interferir tanto na ovulação quanto na qualidade dos óvulos.

Inflamações

O crescimento do endométrio pode interferir nos níveis hormonais naturais do corpo, prejudicando a ovulação e a implantação do embrião no útero.

É importante entender que o impacto da endometriose na fertilidade varia de mulher para mulher. Algumas mulheres com endometriose podem engravidar naturalmente, enquanto outras podem precisar de tratamento de fertilidade, como a fertilização in vitro (FIV), para conceber. 

O ideal é que mulheres que estejam tentando engravidar há um certo tempo sem resultados comecem a investigar sua saúde reprodutiva e, em caso de endometriose, entendam com os especialistas que as acompanham quais são as melhores opções de tratamento para o caso.

H2: Como é feito o diagnóstico da endometriose

Endometriose: Como é Feito o Diagnóstico

Pela grande variedade de sintomas e, até mesmo, sua ausência em grande parte das pacientes, o diagnóstico da endometriose pode ser desafiador. 

Ele deve ser baseado no histórico da paciente, em exames físicos e exames complementares, como o CA-125, a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética.

Um diagnóstico definitivo, no entanto, só é possível por meio de biópsia realizada por videolaparoscopia. A boa notícia é que, além do diagnóstico, essa cirurgia muitas vezes já permite o tratamento das lesões.

Endometriose tem tratamento?

O tratamento da endometriose visa aliviar os sintomas, retardar o avanço da doença e melhorar a fertilidade. Sendo assim, as opções disponíveis variam dependendo da gravidade dos sintomas, da idade da paciente e de seus planos reprodutivos. 

Os mais comuns são:

Terapia hormonal

A expansão do tecido endometrial ocorre devido aos estímulos hormonais do ciclo menstrual. Portanto, tratamentos hormonais com o uso de pílulas anticoncepcionais, DIUs hormonais ou mesmo implante ajudam a reduzir a dor da endometriose.

Cirurgia

Como foi dito no tópico sobre o diagnóstico, a videolaparoscopia é uma cirurgia pouco invasiva que pode ser realizada para remover ou destruir tecido endometrial fora do útero. Este procedimento pode aliviar a dor e melhorar a taxa de fertilidade nas pacientes.

Tratamentos de reprodução assistida

Os tratamentos de reprodução assistida são especificamente voltados para driblar a consequência da infertilidade em mulheres com endometriose que desejam engravidar. Entre as opções estão tanto a inseminação intrauterina quanto a fertilização in vitro, cada abordagem com suas diferentes complexidades e taxas de sucesso.

Quer entender mais sobre o assunto? Então leia também o nosso conteúdo sobre as diferenças entre fertilização in vitro e inseminação artificial.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

10 de abr de 2024
Compartilhe este post

Artigos relacionados