Tempo de Leitura: 3 minutos

Para alguns casais, engravidar é rápido e fácil. Para outros, as coisas não são tão simples. Vamos entender os motivos: se o ciclo menstrual da mulher for de 28 dias, é comum que a ovulação ocorra por volta do 14º dia do ciclo. Os dias mais férteis incluem os cinco ou seis dias anteriores ao dia da ovulação, o próprio 14º dia e o dia seguinte. Ou seja: entre o 9º e o 15º dia do ciclo. Portanto, de 30 dias do mês, você terá apenas 6 ou 7 dias para tentar engravidar. Isso se os espermatozoides forem saudáveis e sobreviverem dentro do organismo feminino de 48 a 72 horas. Se você estiver na expectativa para a gestação, a ansiedade e o estresse também podem atrapalhar. Por isso, vamos às cinco dicas para ficar grávida:

Dieta Saudável

Ter uma dieta e um estilo de vida saudáveis é importante se você quer aumentar as chances de engravidar. Praticar exercícios físicos com regularidade e comer bem (qualidade, e não quantidade!) vão deixar seu corpo em forma, passo fundamental para a mulher que deseja gestar de maneira saudável.

Coma vegetais e frutas frescas de cores variadas e inclua vitaminas e minerais na sua dieta. Comidas ricas em zinco, como ostras, e em ácido fólico, como brócolis e espinafre, também são importantes para quem quer ser mãe. Prefira as proteínas de carnes magras e peixes. Uma nutricionista pode ajudá-la a definir a melhor dieta para você.

O peso certo

Estar acima ou abaixo do peso pode reduzir suas chances engravidar. O ideal é que seu Índice de Massa Corpórea (IMC) esteja entre 20 e 25. Calcule o seu IMC: peso (kg) divido pela altura (metros) ao quadrado. Estar acima do peso ainda aumenta suas chances de ter pré-eclâmpsia (pressão elevada com inchaço) e diabetes durante a gravidez, além de aumentar o risco de abortamento. Se não estiver no seu peso ideal, converse com seu médico para saber se isso pode ser um impedimento para ficar grávida. Se estiver acima do peso, procure um especialista para emagrecer, pois perder peso toma tempo e não pode ser feito de forma irresponsável com dietas da moda, sem acompanhamento.

Cafeína

Pesquisadores já sugeriram que mulheres com problemas de fertilidade não devem beber muito café. Isso porque quem bebe mais de quatro xícaras de café por dia pode reduzir as chances de ficar grávida em 26%. Mas fique tranquila, esse estudo só abrange mulheres que já têm problemas de fertilidade. Além disso, mulheres que consomem mais que 200 mg de cafeína por dia tem um risco de aborto duas vezes maior do que aquelas que não consomem a substância. Para as mulheres que estão tentando engravidar, 50 mg de cafeína (2 xícaras pequenas de café coado ou 1 xícara pequena de espresso) podem reduzir a fertilidade. Portanto, evite cafeína em excesso (mais que 2 xícaras de café coado por dia), que está presente também em Coca-Cola, Pepsi, chá verde, chá preto, chocolate meio amargo, além do tradicional cafezinho.

Conheça seu ciclo

As mulheres estão mais propensas a engravidar no período fértil, que compreende aqueles 5 ou 6 dias antes da ovulação, o próprio dia da ovulação e o dia seguinte. Se você quer engravidar, aposte na tabelinha e comece a calcular o seu ciclo a partir do primeiro dia da menstruação. Claro, isso só vale se o seu ciclo for regular. Se não, procure ajuda médica especializada.

Sem estresse

Tentar engravidar pode ser estressante, mas se vocês se pressionarem demais, as coisas podem ficar ainda mais difíceis. Manter a calma é tão importante quanto as outras recomendações. Um estudo da Universidade de Oxford descobriu que mulheres estressadas têm 12% menos chances de engravidar durante o período mais fértil de seu ciclo menstrual. Segundo os pesquisadores, ioga e meditação podem ajudar.

Se você realmente considerar que está levando muito tempo para engravidar, visite seu médico e procure um especialista em infertilidade.

Você tem dúvidas sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato conosco.