Tempo de Leitura: 2 minutos

11_dicas_de_pacientes_que_já_passaram_por_tratamentos_para_infertilidade

“Se soubéssemos ontem o que sabemos agora…”, uma frase recorrente a todas as pessoas que sabem o valor da experiência, de vivenciar situações e superar limitações e dificuldades.

Aproximadamente um em cada oito casais luta contra a infertilidade, e muitos ainda enfrentam o problema sozinhos, isoladamente. Isso não precisa ser assim se procurarmos conhecer homens e mulheres que passaram pelas mesmas experiências. Dividir nossas dores e celebrar nossas conquistas é encorajador e nos torna mais unidos.

Uma comunidade internacional de pessoas que passaram pelos desafios da infertilidade com mais de 15.000 membros em redes sociais encoraja pessoas a dividirem suas histórias e buscarem informação e aconselhamento.

Pensando nisso, selecionamos 11 dicas dos usuários ao redor do mundo que vivenciaram a infertilidade, para que sua mensagem possa servir de inspiração para os inúmeros casais que se sentem sozinhos nessa jornada:

  1. Fique triste sim, mas só por um período,  no máximo 24 horas após receber alguma notícia ruim, e então siga em frente. Não permita que a negatividade se instale em sua vida.

  2. Não coloque sua vida em suspenso, viva intensamente. Faça coisas que gosta com seu parceiro e trate bem a si mesmo.

  3. Seja honesta com seu parceiro e compartilhe seus pensamentos com ele.

  4. Não tenha medo de fazer perguntas, mesmo que elas pareçam ser bobas.

  5. Confie na sua intuição e não dê ouvidos a histórias negativas. Você irá tomar a decisão certa e, com certeza, sentirá mais tranquilidade de ter feito o que acreditava.

  6. Não espere pela melhor hora. Comece imediatamente, tente não se estressar e dê tempo ao tempo.

  7. Não desista, nunca! Existem muitas soluções para os desafios vinculados à infertilidade, e a medicina avança a cada dia.

  8. Abra sua mente, seja receptiva.

  9. Você não precisa percorrer esse caminho sozinha. Irá se surpreender ao descobrir quantas pessoas também estão no mesmo barco que você.

  10. Reserve um momento para si para quando se sentir sobrecarregada. Tomar decisões importantes com a mente tranquila é infinitamente melhor.

  11. Encontre alguém para conversar. Não precisa ser necessariamente um terapeuta, e sim alguém que irá lhe escutar. Um amigo, um parente, um profissional, todos são válidos. Alguém que lhe escute de verdade e não venha com conselhos do tipo “relaxe, tudo vai dar certo”.

Estas afirmações servem para todos, e são modelos de esperança e de postura vivenciados por pessoas que também tiveram que enfrentar a infertilidade, mas que acima de tudo, não se fecharam em um mundo de angústias.

Dividir seus anseios e procurar ouvir  histórias que causem identificação com esse mar de emoções em torno das tentativas de engravidar.

Lembre-se, somos muito melhores em grupos, e juntos, somos mais fortes.



Guia para Tratamento de Infertilidade